Avaliação pedagogia
CURSO DE PEDAGOGIA
Maria Cristina Gomes de Freitas Dickel
Karen Vigna
Shayana Bering Chiarle
AS CONCEPÇÕES DE AVALIAÇÃO E AS PRÁTICAS AVALIATIVAS NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA
PORTO ALEGRE
2012
1. APRESENTAÇÃO
Este trabalho resulta da disciplina de ‘’Avaliação Educacional e da Aprendizagem Escolar’’, ministrada pela professora Denise La Salvia, que faz parte do currículo do 7º semestre do Curso de Pedagogia do Uniritter.
A realização desse trabalho tenciona a reflexão sobre as concepções de avaliação e as práticas avaliativas dos professores em uma escola da rede privada de ensino da capital.
O trabalho foi realizado no Colégio João XXIII, situado à Rua Sepé Tiaraju 1013, bairro Medianeira, com professores de turmas de 5ºs. anos, do ensino fundamental.
Os professores entrevistados ministram aulas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia. Cada professor possui aproximadamente 80 alunos, com idades entre 10 e 11 anos de idade, nos turnos da manhã e tarde.
Os Educadores foram solícitos em conceder a entrevista, embora o agendamento para as conversas tenha sido difícil, devido ao grande número de atividades dos mesmos.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Avaliar está associado ao ato de julgar, comparar, classificar e, na maioria das vezes, excluir. Porém, tal concepção de avaliação deve-se ao fato da base do ensino tradicional escolar interpretar como a avaliação a realização de provas e testes.
Entretanto, a avaliação escolar não ocorre num vazio conceitual e deve ser entendida como parte de um processo contínuo e constante no desenvolvimento da aprendizagem dos sujeitos. Além de ser uma ferramenta para sinalizar em qual etapa as melhorias podem ser realizadas e, por conseguinte, indicar os diversos meios para a resolução de uma situação em