Avaliação para Luckesi
O autor ressalta a questão do erro e do insucesso, de que aos mesmos não se devem acrescer a culpa e/ou castigo. Pois são por meio do insucesso e do erro que aprendemos os mais significativos benefícios, à medida que não fazemos deles algo necessário em nossa trajetória de vida, não devemos buscar o erro e sim fazer dele algo que contribui para nossa evolução com pessoa.
Segundo Luckesi, se desejamos exercitar uma prática docente crítica, importa que se leve em conta objetivos políticos dessa prática, bem como princípios científicos e metodológicos que traduzam coerentemente a visão política docente articulada coerentemente com os aspectos anteriores.
Desse modo, assumimos como compromisso político a necessidade de estar interessado em que o educando aprenda e se desenvolva, tal objetivo é definido como mediação a transmissão e assimilação ativa dos conteúdos socioculturais. As tarefas de planejar, executar e avaliar devem estar centradas desses princípios e recursos, de modo que os resultados que se almeja sejam efetivamente atingidos.
Agindo dessa maneira os educadores realizarão um trabalho docente crítico e construtivo a serviço do desenvolvimento dos educandos, no que se referem às suas capacidades cognoscitivas e suas convicções.
Para o autor planejamento, execução e avaliação são recursos da busca de um desejo, por isso é preciso saber qual é o desejo e buscá-lo. No nosso caso interessa que