AVALIAÇÃO SEGUNDO Luckesi, Jussara Hoffaman, Lino Macedo e Perrenoud
988 palavras
4 páginas
AVALIAÇÃO SEGUNDO: Luckesi, Jussara Hoffaman, Lino Macedo e PerrenoudCipriano Carlos Luckesi: “avaliar é estabelecer juízo de valor sobre dados relevantes da realidade, visando tomada de posição.” Assim, como parte do currículo, a avaliação leva uma revisão do planejamento, direciona ações e demanda ajustes, desde que seja formal e sistemática.
Passos para avaliar:
1. Conhecer o nível de desempenho do aluno (constatação da realidade).
2. Comparar essa informação com aquilo que é considerado importante no processo
educativo (qualificação);
3. Tomar as decisões que possibilitem atingir os resultados esperados.
"Seja pontual ou contínua, a avaliação só faz sentido quando provoca o desenvolvimento do educando.” (Luckesi, 1996).
Resultados compartilhar: com os alunos (que tem o direito de conhecer o próprio processo
de aprendizagem para se empenhar na superação das necessidades); com os pais, responsáveis (também responsáveis pela educação dos filhos e por parte significativa dos estímulos que eles recebem); com os professores (que precisam constantemente avaliar a própria prática); com toda a equipe docente (que deve garantir continuidade e coerência no percurso escolar da criança e do jovem).
“Avaliar constitui um exercício de autoria e coautoria, em que discentes e docentes vivem, criem e transformam.” (LUCKESI, 1996).
Jussara Hoffman: avaliação tem por finalidade a evolução do aluno em termos de postura
reflexiva sobre o que aprende, as estratégias que utiliza e sua interação com os outros.
Conhecer as concepções prévias do aluno favorece o planejamento em termos de pontos de partida, e os possíveis rumos a seguir, mas estes necessitam ser redimensionados continuamente ao longo do processo.
Avaliação Mediadora: sua finalidade não é o registro do desempenho escolar, mas sim a observação contínua das manifestações de aprendizagem para desenvolver ações educativas que visem à promoção, a melhoria das evoluções