fichamento
Elaborado por:
Disciplina:
Professor:
Autor (es) NADER, Paulo
Ano
2004
Título
Filosofia do Direito
Fonte
Livro
Editor (a) Forense
Local
Rio de Janeiro
Páginas
01 a 172
A Filosofia do Direito é o campo de investigação filosófica que tem por objetivo o Direito, é denominada como o entendimento da natureza e do contexto jurídico, exerce a função de problematizar o Direito, entender de forma crítica os diversos elementos que compõem o universo jurídico. O pensador do Direito contribui para o amadurecimento do fenômeno jurídico.
Noção e Objeto da Filosofia do Direito
“Ao se pretender investigar o conhecimento jurídico pela via filosófica é necessário, primeiramente, que este caminho seja familiar ao pesquisador, enquadrando-se nos limites de sua experiência. Sem a prévia noção da Filosofia geral, por seus métodos e funções, não é possível alcançar a plena compreensão do Direito”. O acervo de conhecimentos que a Filosofia do Direito proporciona provém de três classes de pesquisadores: filósofos, juristas (advogados, juízes...) e jurisfilósofos (filósofo especializado na Filosofia do Direito).
p.3
“De acordo com a escala crescente de conhecimento, pode-se dividir em três graus, vulgar, científico e filosófico”, o primeiro Grau do conhecimento é o “Conhecimento Vulgar”, que é o conhecimento que obtemos naturalmente em nossas vidas cotidianas, como exemplo os saberes que temos em relação aos fatos da natureza ou sistema solar, é observado em acontecimentos isolados.
O segundo Grau do conhecimento é o “Conhecimento Científico”, consiste na apreensão mental das coisas por suas causas e razões, através de métodos de investigação. Pressupõe o conceito do objetivo Direito e compreende a visão do sistema jurídico.
O terceiro Grau do conhecimento é o “Conhecimento Filosófico”, este representa um grau a mais em abstração e em generalidade, visando estabelecer princípios e conclusões; esse objetivo é alcançado através