Avaliação - luckesi
1. Introdução:
Acredito (baseado na bibliografia consultada e em experiência na docência) que a mudança da Didática para o ensino das Ciências Naturais (área em que atuo), e mudanças na (s) forma (s) da avaliação (ões) sejam aspectos do processo ensino-aprendizagem que requerem um maior empenho, por parte dos professores principalmente, para provocar mudanças significativas para um melhor aproveitamento dos cursos de ensino fundamental e médio.
2. Avaliação escolar: definição
Segundo Luckesi, ...a avaliação é uma apreciação qualitativa sobre dados relevantes do processo de ensino-aprendizagem que auxilia o professor a tomar decisões sobre o seu trabalho”.
Em outras palavras a avaliação escolar é um componente do processo de ensino que visa, através da verificação e qualificação dos resultados obtidos, determinar a correspondência destes com os objetivos propostos e, daí, orientar a tomada de decisões em relação às atividades didáticas seguintes.
Funções da avaliação escolar
Didática- pedagógica: refere-se à comprovação sistemática se as finalidades sociais do ensino, a preparação do aluno para a vida em sociedade, sua inserção no mundo globalizado e apropriação de condições para a participação ativa na vida social estão sendo compreendidas, ou os objetivos estão sendo cumpridos.
Diagnóstica: identifica os progressos e as dificuldades do educando e que permitirá ao educador traçar novas rotas para melhor atingir os objetivos
A etapa inicial, da função diagnóstica da avaliação, e a sondagem que ao verificar as condições prévias dos alunos, instrumentará o professor a melhor agir.
A função diagnóstica, ao avaliar a unidade didática lecionada, o bimestre ou o semestre cumprido, ou até o ano letivo, cumpre sim uma função de realimentação do processo de ensino, pois corrige as falhas desse processo, ou deveria corrigi-las.
Controle: refere-se aos meios e à freqüência em que as verificações (de certo modo avaliações) soa feitas, resultando