AVALIAÇÃO NO ENSINO
DEPE - DEPARTAMENTO DE PEDAGOGIA
AVALIAÇÃO NO ENSINO
ROSANI MARIA TAMIOZZO
FORMAÇÃO PEDAGÓGICA
Saberes Padagógicos
Solange Rufino
Tenente Portela, RS, 26 de agosto de 2002.
INTRODUÇÃO
Realizo esta entrevista afim de conhecer melhor o processo de avaliação no desenvolvimento da aprendizagem. Saber quais os entendimentos e atitudes a serem tomados na avaliação do ensino, no desenrolar dos problemas no decorrer das práticas de avaliação, bem como saber das suas experiências sucedidas no ensino.
Através de pesquisa obter uma maior compreensão nas formas e habilidades utilizadas no decorrer da avaliação. Entender como o processo se organiza, o que precisa observar, e qual o seu método que precisa utilizar nos momentos de julgar analisar, e atribuir notas no decorrer do processo de avaliação.
ANÁLISE DA AVALIAÇÃO
Período de tempo em que professores pesquisados trabalham na área de contabilidade sendo de 06 à 12 anos. Essas pessoas constataram sobre a avaliação do ensino no qual dizem que a avaliação, deve ser de forma do grau do conhecimento dos alunos e fatores individuais devem ser levantados em conta, e não somente por notas.
Na escola há Normas de Avaliação, onde exigem Teste, Provas Escritas e os aspectos cognitivos aplicados na prática e também a participação do aluno é muito importante.
Os problemas nas práticas de avaliações, são as formas de se fazer a avaliação, porque muitas vezes na hora da prova o aluno ficas nervoso, onde vem bloquear os conhecimentos.
Existem casos que os alunos não fazem as provas no dia, inventem motivos para saber o que caiu e fazer a prova atrasada, afim de ter uma nota melhor. Há exemplos de outras experiências que se sucedem na avaliação que passam pêlos professores; ex: O aluno que sempre faz provas atrasadas com autorização da Escola, e em que o aluno só consegue se sobressair pôr meios de cola, mas quando depender de