Avaliação Flexibilidade
INTRODUÇÃO
A grande abertura de mercado que o profissional de
Educação Física vem alcançando faz com este tenha que estar atualizado e aberto aos novos conceitos teóricos e práticos. O “Personal Training” abriu espaço para o Professor de Educação Física na orientação e programação do exercício de forma individualizada e planejada, tornando-se mais eficaz e mais científico.
Hoje é comum vermos professores utilizando seus frequencímetros, seus compassos de dobra cutânea, assim como os demais equipamentos.
Encontramos também academias e clubes com departamentos de avaliação da aptidão física, importando-se com o aspecto cardiorrespiratório e neuro muscular do seu cliente ou aluno.
Nasce então a necessidade de somar ao profissional, um equipamento moderno, prático e confiável para a medição da Flexibilidade.
A Flexibilidade durante muito tempo não era incluída nos programas de treinamento, mas hoje tem crescido o número de publicações científicas e o interesse pelos aspectos que envolvem o treinamento dessa capacidade na saúde na reabilitação e no desporto.
No lado desportivo é necessário saber mais sobre a especificidade da Flexibilidade em cada modalidade desportiva, tornando o treinamento mais completo e eficaz, assim como também dando a possibilidade do acompanhamento do comportamento da Flexibilidade nas várias faixas etárias e fases desse atleta.
I
N
T
R
O
D
U
Ç
Ã
O
Avaliação da Flexibilidade
15
Avaliação da Flexibilidade
16
ÍNDICE
Apresentação.
Introdução.
11
13
Unidade 1.
1. Flexibilidade.
O que você precisa saber sobre a flexibilidade?
Terminilogias adotadas.
Manifestação da flexibilidade.
2. Importância da avaliação da Flexibilidade.
17
17
17
17
18
19
Unidade 2.
1. Como podemos medir a Flexibilidade?
Testes adimensionais.
Testes lineares.
Testes angulares.
Sistemas de registro da AM - Expressão Numérica.
2. Flexímetro.
Vantagens que a