tudo
Página 2 ______________________________________ Introdução
Página 3 ______________________________________Flexibilidade: Definição, fatores que interfere na flexibilidade
Página 4 ______________________________________ Tipos de flexibilidade
Página 5 ______________________________________ Benefícios da flexibilidade, Avaliação
Página 6 ______________________________________ formas de medida e avaliação de flexibilidade
Página 7 ______________________________________ Conclusão
Página 8 ______________________________________ Bibliografia
1
INTRODUÇÃO
Neste trabalho, apresentaremos sobre a flexibilidade. Dentro do tema abordado, mostraremos a sua definição, o que intervere na flexibilidade, seus benefícios, entre outros.
2
FLEXIBILIDADE
Definição
A flexibilidade é a qualidade do que é flexível, uma palavra que permite indicar a disposição de alguém ou de algo em dobrar-se com facilidade.
A flexibilidade muscular é a capacidade de um músculo se esticar sem sofrer danos. Esta magnitude está determinada pelo intervalo de movimento dos músculos que formam uma articulação.
Existem diversos exercícios para melhorar a flexibilidade muscular. Os mais usuais inserem-se no chamado método estático passivo, que consiste em estirar os músculos lentamente e puxar por eles o máximo possível sem sofrer qualquer dor nem sensações desagradáveis. Ao realizar estes exercícios com alguma regularidade, o sujeito irá notar melhorias relevantes em termos de flexibilidade. Porém de qualquer maneira, é recomendado consultar um especialista antes de iniciar qualquer programa, de modo a evitar lesões musculares. Fatores que interferem na flexibilidade Vários fatores como sexo, idade, temperatura corporal, massa muscular, estrutura articular, ligamentos, tendões, músculos, pele, lesões, tecido adiposo, e temperatura ambiente podem influenciar a flexibilidade e, consequentemente, a amplitude dos