AVALIAÇÃO DO PERFIL NUTRICIONAL DE PRÉ-ESCOLARES E ESCOLARES DO MUNICÍPIO DE INDEPENDÊNCIA/CE
T. A. Rodrigues¹, A. N. de S. Lima1, A. R. P. Lima1 e R. S. S. Lima2
1 Aluna do Curso Técnico em Nutrição e Dietética, Campus Iguatu – Instituto Federal Ceará, IFCE. E-mail: tamiresrodrigues316@gmail.com ; 2 Professora orientadora do Curso Técnico em Nutrição e Dietética, Campus de Iguatu – Instituto Federal do Ceará, IFCE. E-mail: roseane.saraiva@ifce.edu.br.
Artigo submetido em 16/08/2013 e aceito em xxxx/2013
RESUMO
O consumo inadequado de alimentos, seja em quantidade e/ou qualidade, pode causar carências nutricionais, provocando alteração de peso e estatura de uma criança. Sendo assim, entende-se que a avaliação nutricional de grupos populacionais é essencial para caracterização epidemiológica e socioeconômica da região. O objetivo deste estudo foi avaliar o perfil nutricional de crianças do pré-escolar e escolar, de um assentamento do município de Independência CE. A pesquisa foi realizada com 63 alunos, com faixa etária de 2 a 11 anos, sendo 34 meninos e 29 meninas. A análise do estado nutricional, foi realizada por avaliação antropométrica de peso e estatura, posteriormente foi avaliado pelos parâmetros do Sistema nacional de vigilância alimentar e nutricional/SISVAN. Com base nos parâmetros utilizados como referência podemos afirmar que os pré-escolares e escolares apresentaram estado nutricional adequado, havendo uma tendência à vigilância para baixo peso para idade, para estatura e para IMC. Conclui-se que o perfil nutricional das crianças estudadas está adequado para a maioria delas, mas há uma tendência de baixo peso para um percentual considerável.
PALAVRAS-CHAVE: estado nutricional, desnutrição, crianças.
EVALUATION OF NUTRITIONAL PROFILE OF PRESCHOOL AND SCHOOL OF THE CITY OF INDEPENDENCE/CE
ABSTRACT
Inadequate consumption of food, either in quantity and / or quality, can cause nutritional deficiencies, causing changes in