marketing
O papel básico do administrador
1) Obtenção de resultados por meio de pessoas, e também, do desempenho da equipe que ele supervisiona e coordena. Mary Parker Follet disse que a administração é a arte de fazer coisas por meio das pessoas.
2) Prioridade para os resultados econômicos: consiste em transformar recursos em produtos, isto é, em bens e serviços desejados pelas pessoas. O administrador deve sempre, em toda ação e decisão, colocar, em primeiro lugar, o desempenho econômico. Há resultados não econômicos, tais como: a satisfação dos membros do negócio, contribuição ao bem-estar ou à cultura da comunidade. Toda organização, com ou sem fins lucrativos, precisa ter lucro. Associações sem fins lucrativos não são as que se obrigam a não ter lucro, pois isso seria o suicídio, mas as que se obrigam a não distribuí-lo.
3) Referências sobre o papel do administrador Segundo Peter Drucker, o desenvolvimento econômico e social resulta da administração. As aspirações, os valores e até a sobrevivência da sociedade dependerão cada vez mais do desempenho, da competência e dos valores dos gestores.
4) Administração requer: bom-senso, experiência, conhecimento dos princípios de administração, habilidade em lidar com as pessoas e muita responsabilidade, alto grau de compreensão de si próprio e de sua equipe.
O perfil do Administrador Perfil do graduando dos cursos de administração (segundo o MEC)
1) Internalização de valores de responsabilidade social, justiça e ética profissional;
2) Formação humanística e visão global que o habilite a compreender o meio social, político, econômico e cultural no qual está inserido e a tomar decisões em um mundo diversificado e interdependente;
3) Formação técnica e científica para atuar na administração das organizações, além de desenvolver atividades específicas da prática profissional em consonância com as demandas mundiais, nacionais e regionais;
4) Competência para empreender, analisando