Avaliação do desempenho
A medida em que se vai vivendo o século XXI, cada vez mais se verificam mudanças no cenário mundial. E, este fenómeno acontece em uma velocidade inimaginável. O que hoje é de fundamental importância, amanhã não será mais, muito pelo contrário, já estará obsoleto, ultrapassado. Isto ocorre, devido as mudanças econômicas, sociais, políticas, entre outras, que produzem forças devastadoras, trazendo imprevisibilidade e incerteza para as organizações e outras entidades empregadoras.
É dentro desse contexto que a administração de recursos humanos (ARH), também tem sofrido um impacto absoluto, onde até mesmo sua denominação, tem sido substituída por termos como gestão de talentos humanos, gestão de parceiros ou colaboradores, gestão do capital humano, administração do capital intelectual e até Gestão de Pessoas ou Gestão com Pessoas. Toda essa mudança, se dar pelo facto de se valorizar as características e diferenças individuais das colaboradores, como também, suas personalidades, inteligência, conhecimento, habilidades e atitudes durante o período laboral.
Essa mudança não ocorreu por acaso, mas sim, por ter se constatar, por vezes, que há colaboradores institucionais que não têm respondido devidamente as suas actividades emboram hajam materiais e informações disponíveis, para tomar decisões que possam servir para alcançar as metas e objectivos da organização.
Tendo em vista, a real importância que os colaboradores são para a sobrevivência das organizações, faz-se necessário saber como tem sido o desempenho de cada colaborador presente em cada ponto chave da instituição. Assim sendo, formulou-se o presente estudo cujo tema se apresenta, a seguir, em itálico: A Avaliação do desempenho profissional dos funcionários públicos: Estudo de Caso - Hospital Distrital de Catandica -Báruè
1.1. Justificativa
A avaliação de desempenho apresenta grande relevância nas diversas empresas, independentemente de seu ramo de actuação. O processo de avaliar o