relatório de estágio assistido
O presente trabalho tem por objetivo aprimorar conhecimentos na área de Observação, possibilitando a vivência prática dos estudantes do Curso de Psicologia. Desse modo, tendo a oportunidade de analisar a postura crítica de cada aluno diante a tarefa que foi desenvolvida.
O estágio de Observação consiste em coletar dados do comportamento e da situação do ambiente. Hoje, muito utilizada pelos psicólogos em diferentes situações, tais como, clínica, escola e empresa.
Através dessa observação procurou-se comparar e identificar as ações das crianças com as fases de desenvolvimento, buscando uma relação das teorias com a observação prática.
O estágio foi realizado no Centro de Formação São José- Lar da Menina, com crianças de 9 a 12 anos. Foi possível observar o modo de convivência entre alunos e professores e, também aspectos negativos e positivos de ambas as partes. Porém, o foco maior foi em um indivíduo do sexo feminino, que possuí 9 anos de idade.
A observação foi realizada em dez encontros com a duração de uma hora cada, procurando-se variar as situações com intuito de verificar, de forma bastante rica, os aspectos levantados na teoria que são esperados para esse estágio.
1. ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS O estágio deu-se inicio no dia 06 de Setembro de 2013, com uma turma de aproximadamente 10 meninas, com idades e séries diferentes. Foram 10 encontros, distribuídos em uma vez na semana. As observações ocorreram pela parte da manhã e teve a duração de uma hora.
O estágio foi realizado no Centro de Formação São José, mais conhecido como Lar da Menina. O mesmo possuí uma equipe diretiva, serventes e monitores, todos responsáveis pelo bem- estar de cada criança. As turmas são dividas por idades, cada qual com o seu monitor.
As crianças permaneciam em maior parte do tempo, em uma sala pequena, onde continham classes, um quadro negro e um armário, onde eram armazenados os materiais. Aquele era o local em que elas praticavam diversas