Avaliação do desempenho escolar de crianças quilombolas
Maria do Socorro dos Santos Mendonça Profª de Educação Física da Rede Estadual de Educação do Amapá/Ap. Mestranda do Programa de Mestrado em Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco- Rj, Esp. em Metodologia do Ensino Superior pela UFPa. e Licenciada em Educação Física pela ESEFPa.
Orientadora: Profª. Dra. Dinah Vasconcelos Terra Universidade Federal de Uberlândia
Resumo
Este estudo tem como objetivo descrever e analisar a concepção de Formação Continuada dos professores de Educação Física da Rede Estadual de Ensino do Amapá, dentro de uma pespectiva critica, onde usamos a análise qualitativa por meio de um instrumento de coleta de dados com questões abertas, afim de identificar a concepção de formação continuada dos professores na construção da proposta curricular para a educação física no Estado. Dessa forma realizamos a análise das questões separando as frases que mais correspondiam ao sentido da pergunta, depois agrupamos e identificamos quatro unidades de significados que correspodiam as tematicas mais comuns. Assim, separamos e categorizamos esses significados, que evidenciaram-se em quatro questões pertinentes a concepção que os professores tem da formação continuada, como: politicas públicas de investimento na educação, continuidades de aprendizagens, encontros coletivos e construção de diretrizes curriculares. Vale ressaltar que este artigo relata uma parte do trbalho que está sendo realizado para Dissertação de Mestrado.
Palavras chaves: Educação Física, Formação Continuada e Diretrizes Curriculares.
1- Introdução
Este estudo tem como objetivo descrever e analisar a concepção de Formação Continuada dos professores de Educação Física da Rede Estadual de Ensino do Amapá. A preocupação com esta temática nasce a partir de minha inserção na Divisão de Educação Física da Secretaria