AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICO
ANTONIA EVENICE MARTINS DE SOUZA
QUESTÃO 1-
A pesquisa foi realizada com oito professores e a avaliação predominante é a diagnóstica e a formativa.
Primeiro é feita a diagnóstica para verificar em que nível os alunos se encontram de desenvolvimento e aprendizagem e a formativa é ao longo do ano para ver quais os conteúdos assimilados e quais precisam ser reforçadas para melhor desenvolvimento.
QUESTÃO 2-
É verdade que uma parte dos profissionais da educação desconhece a real função da avaliação da aprendizagem e a utiliza como instrumento de correção para subjulgar o aluno, inclusive quando o mesmo é bastante indisciplinado. a reprovação na minha opinião não melhora e não contribui para a qualidade da educação quando na verdade o educador tem aproximadamente 10 meses para trabalhar as deficiências de aprendizagens.
A reprovação desmotiva e rotula o aluno. e precisamos compreender que a educação de qualidade inclui, não exclui, e se responsabiliza pela aprendizagem e sucesso de todos.
QUESTÃO 3-
EMOCIONAIS = As emoções quando externadas podem ser trabalhadas, mas é fundamental criar dentro da sala de aula um clima de diálogo; ouvir e compreender a real situação dos alunos, banindo assim todo sentimento de medo e ameaças para que os mesmos passem a confiar mais em si e no professor.
TÉCNICOS = Não basta ter o conhecimento e diplomas, é preciso saber utilizar os meios que irão facilitar o desenvolvimento de aprendizagem; saber como: planejamento, material didático e principalmente saber utilizar suas habitualidades técnica para favorecer as aprendizagens. É importante ter o domínio total dos conteúdos.
TECNÓLOGICOS = Saber usar e ter domínio com a tecnologia da informação, usando tudo a seu favor para que ele aprenda, desenvolva as habilidades esperadas para a educação básica. Precisa ter muita atenção na criação dos jogos educativos que estimulem à aprendizagem.
OPERACIONAIS = Favorecer a aprendizagem significativa quando o