Avaliação de projetos-
Departamento de Sociologia e Antropologia
Centro de Pesquisa e Capacitação em Projetos Sociais.
Pós Graduação em Elaboração, Avaliação e Gestão de Projetos Sociais. Elaboração de Projetos Sociais: Metodologia e Técnicas
Avaliação do Projeto Arena da Cultura:
• Sensibilização do Projeto
• Identificação do problema
• Indicadores utilizados no projeto.
Professor. Daniel S. Simião
Aluno: José Arlindo Nunes
Belo Horizonte, 10 de novembro de 2008.
Histórico do Projeto Arena da Cultura
Descentralizar a cultura, dando oportunidade à população de todas as regiões da cidade de produzir a arte com qualidade, tornando-a sujeito do fazer cultural. Em Belo Horizonte isso acontece desde 1998, quando foi criado o projeto Arena da Cultura. Desenvolvido e realizado pela Secretaria Municipal de Cultura, em trabalho conjunto com as Secretarias Municipais de Gestão Regional, o Arena foi estruturado em quatro linhas de ação: difusão cultural, formação e capacitação, memória e patrimônio e intervenção sócio-cultural. Nos dois últimos anos, a ênfase foi dada às duas primeiras linhas, englobando as áreas de artes plásticas, artes cênicas e música, sempre levando em consideração os contextos sociais das comunidades beneficiadas. Nesses seis anos, o projeto já atendeu a mais de 3200 alunos nas oficinas, alcançando um público superior a 300 mil pessoas.
A participação popular é a premissa para a realização do projeto, e ela se concretiza por meio dos Fóruns Regionais, articulados pelas Secretarias Municipais de Gestão Regional, nos quais o Projeto Arena da Cultura passa por um processo de discussão, avaliação e modificação, de acordo com os resultados alcançados a cada ano e das necessidades apresentadas pela população. Os Fóruns reúnem artistas, grupos, agentes e produtores culturais, e demais representantes da comunidade e interessados.
Norteado pela descentralização cultural, com o objetivo de