Sistema circulatorio
O Sistema Sanguíneo: O sistema sanguíneo é formado pelo coração, as artérias, as veias e o sangue. Sua função principal é distribuir o oxigênio por todo organismo. Recolhe dos tecidos o gás carbônico e elementos residuais para eliminá-los.
O Coração: O coração é um órgão muscular formado por duas aurículas (ou átrios) e dois ventrículos com a função de bombear o sangue. Cada aurícula comunica-se com o ventrículo do mesmo lado, formando assim um mecanismo de bombeamento independente e sincronizado. Ao movimento de bombeamento do sangue é chamado de sístole ao movimento de contração e diástole ao movimento de distensão. Entre os fatores que podem aumentar a frequência cardíaca estão a inspiração, excitação, dor, queda de pressão arterial, raiva, exercício, adrenalina e febre. Na frequência cardíaca baixa podemos encontrar entre os fatores a tristeza, expiração e o aumento da pressão arterial.
As Artérias: São condutos em forma de tubos que transportam o sangue a partir do coração e vão se ramificando em vasos delgados chegando à condição de capilares. Esses por sua vez penetram na intimidade dos tecidos e de todo o organismo.
As Veias: São condutos de aparência semelhante às artérias e transportam o sangue dos tecidos para o coração.
O Sangue: É o elemento de cor avermelhada, viscoso que circula no sistema sanguíneo. É composto de plasma e de células do sangue (leucócitos e hemácias). As funções do sangue são de transportar o oxigênio, gás