sistema circulatório
SISTEMA CIRCULATÓRIO
Meta
Nesta aula serão apresentadas as principais características e adaptações do sistema circulatório dos vertebrados.
Objetivos
Ao final desta aula, o aluno deverá:
Ser capaz de identificar as estruturas que formam o sistema circulatório dos vertebrados, e entender suas principais adaptações. .
Pré-requisitos
É importante que o aluno tenha entendido os termos utilizados em Anatomia que foram revisados na primeira aula. Algumas informações fornecidas nas aulas referentes aos sistemas muscular e respiratório ajudarão também no entendimento do sistema de tubos responsável pelo transporte dos gases, nutrientes, resíduos metabólicos, hormônios e anticorpos nos vertebrados.
(Fonte: www.criadourosemear.com.br)
7
Anatomia Comparada dos Cordados
INTRODUÇÃO
Para um bom funcionamento, os organismos necessitam adquirir certos elementos e eliminar outros. Além disso, estes elementos precisam chegar aos locais corretos onde serão utilizados ou mesmo descartados. Com o aumento do tamanho, a aquisição de um sistema de transporte interno foi necessária. Entre os elementos carreados podemos citar os gases, nutrientes, resíduos metabólicos, hormônios e anticorpos. O conjunto de estruturas que realiza o transporte interno nos organismos recebe o nome de sistema circulatório. Além da tradicional função de transporte, o sistema circulatório, em conjunto com os rins e alguns outros órgãos, contribui para a homeostase dos animais. Ele participa da remoção de substâncias tóxicas e patogênicas, além de colaborar quando associado aos músculos e ao tegumento, com a termorregulação. Cabe também a este sistema reparar ferimentos, compensar danos sofridos e responder rapidamente aos diferentes requisitos do momento.
O sistema circulatório dos vertebrados é composto de dois componentes: o sistema vascular sanguíneo e o sistema linfático. O primeiro é representado pelo coração, vasos sanguíneos e o sangue, e o segundo pelos