portifolio inclusão
Questão 1
Considerando o ciberespaço, ou seja, o mundo da tecnologia dos computadores que invadiu o universo do ensino, a leitura pode se desenvolver, dependendo da instrução correta dos professores. Dentro do universo virtual, aliado ao aspecto tradicional da leitura, o autor concebe três tipos de leitores: o leitor contemplativo, o leitor movente e o imersivo.
Considerando esses três tipos de leitores, faça uma entrevista com alunos do ensino fundamental e médio, indagando com que tipo de leitor ele se identifica, e após a entrevista, descreva sobre cada um deles.
Ao entrevistarmos dez alunos do ensino fundamental e médio de algumas escolas de Cruzeiro do Sul, sobre que tipo de leitores se identificam, com base nos leitores: contemplativo, movente e imersivo, foi notado que todos se enquadram num determinado tipo de leitor. A maioria afirmou que se consideram leitores imersivos, um leitor plenamente familiarizado com as telas eletrônicas, que navega com facilidade nas redes sociais, onde lê, ao mesmo tempo, texto escrito, imagem, som, vídeos, sendo que a noção de tempo e espaço depende de um clique do mouse.
A leitura sempre fez parte da minha vida, respondeu um dos entrevistados, pois os livros e revistas são meu maior apetite. Afirmou que gostava de ler em todos os lugares. Quando tenho tempo procuro os jornais de meu pai para ficar informatizado das coisas que acontecem no mundo atualmente. Gosta de ler placas nas ruas, traços, cores; é um leitor de luzes que se acendem e se apagam é dinâmico, por estas razões se considera um leitor movente. Segundo Santaella (2004),
“É nesse ambiente que surge o nosso segundo tipo de leitor, aquele que nasce com o advento do jornal e das multidões nos centros urbanos habitados de signos. É o leitor que foi se ajustando a novos ritmos da atenção, ritmos que passam com igual velocidade de um estado fixo para um móvel. É o leitor treinado nas distrações fugazes e sensações