Portifolio de inclusao na escola
Esse trabalho acadêmico tem o objetivo de discutir como vem acontecendo a formação do docente para trabalhar com a inclusão em sala de aula.
As mudanças são fundamentais para inclusão, mas exige esforços de todos possibilitando que a escola possa ser vista como um ambiente para construir conhecimentos, deixando de existir a descriminação de idade e capacidade. Para isso educação deve ter um caráter amplo e complexo e todo aluno, independentemente das dificuldades poderá beneficiar-se dos programas educacionais, desde que sejam dadas as oportunidades adequadas para o desenvolvimento de suas potencialidades. Isso exige do professor uma mudança de postura além de redefinição de papeis para favorecer o processo de inclusão, contudo essa questão não é tão simples, pois devemos levar em conta as diferenças.
Desenvolvimento
A escola em geral deve está apta para receber todos os alunos, independentemente das características que possam apresentar. A inclusão exige da escola novos posicionamentos que implicam num esforço de atualização e reestruturação das condições atuais. Para que haja uma boa formação de professores é necessário que esteja toda voltada para o atendimento da diversidade, para proporcionar condições de ensino aprendizagem em condições ótimas para os alunos com necessidades educacionais especiais, porem o que vem acontecendo na prática é uma inclusão sem uma boa preparação para professores que não sabem como agir em algumas situações em sala de aula por falta de uma capacitação com o foco na diversidade.
São vários os desafios enfrentados com a prática inclusiva, turmas numerosas, falta de apoio de familiares de alunos considerados especiais, na qual acabam super protegendo demais dificultando o trabalho de inclusão, a falta de segurança em sala de aula para os professores desenvolverem suas práticas pedagógicas, ausência de acompanhamento pedagógico tanto para professor quanto para os alunos.
A diversidade implica a preservação do