Avaliação de projetos
A palavra avaliação é usada no sentido de julgamento, envolve um estudo completo do projeto. Nesta fase encontrasse cálculos específicos do desenvolvimento do projeto. Em alguns casos, a avaliação pode envolver inúmeros testes de simulações.
Como o projeto é um processo iterativo, muitos erros acabam acontecendo, sendo esses erros usados como fonte para trabalhos futuros. Por isso é necessário registrar devidamente cada passo, pois consultas posteriores serão realizadas.
Cada etapa do projeto requer uma nova avaliação, podendo assim considerar cumprida uma determinada fase. Caso contrario é necessário refazer a fase anterior. Não deve ser considerado como falha, pois o projeto é um ato criativo e, como tal, é também o resultado de um processo de maturação. Portanto o projetista deve adquirir um alto teor de tolerância a falhas, assim tendo determinação para a busca do êxito.
A natureza iterativa do projeto conduz a melhores resultados técnicos, permitindo que se chegue a sistemas de desempenhos mais eficientes, com mínimo peso ou custo, por exemplo. Através de um fluxograma, este processo pode ser esquematizado conforme mostrado na próxima figura.
A avaliação é um importante procedimento para cada fase, especialmente quando está chegando ao seu fim Em geral, dois tipos de métodos são utilizados: a verificação matemática e a verificação através do uso do bom senso. A verificação matemática é realizada por meio de equações usadas em modelos analíticos ou em programas de computadores apropriados. O bom senso é a experiência acumulada, aliada à aplicação de um processo confiável na abordagem do problema.