Avaliação de projetos
A Avaliação de Projetos de Investimento é a disciplina que trata da avaliação sistemática de custos e benefícios que fazem parte de empreendimentos de negócios em geral, sejam de empresas privadas, públicas ou simplesmente pessoais.
Conceitos de matemática financeira, contabilidade, tributação, finanças, microeconomia e engenharia formaram as bases iniciais da avaliação de projetos de investimento. Com o correr do tempo, conhecimentos de outras áreas foram incorporadas, por exemplo: análise de decisão, probabilidade e estatística, informática, gerenciamento etc.
A Avaliação de Projetos de Investimentos ajuda na decisão de aceitas um projeto de investimento, visando a maximização do retorno do capital investido.
1.O PROCESSO DA DECISÃO
As fases do processo de decisão orientado para a avaliação de projetos de investimentos podem ser definidas conforme segue:
1. Reconhecimento da existência de uma oportunidade – O ponto de partida é o equacionamento de uma oportunidade. Definimos os resultados esperados e identificadas as limitações e possíveis condições especiais, se inicia o projeto de investimento de capital ou simplesmente projeto de investimento.
2. Procura e desenvolvimento de projetos diferentes - Para escolher um projeto devemos ter mais de uma alternativa que atenda às premissas estabelecidas, pois uma decisão somente poderá ser realizada entre alternativas. O desenvolvimento de projetos envolve criatividade e inovação, sem muitos cuidados de questionar o que vem sendo feito na obtenção de resultados esperados. Sem entrar em muitos detalhes, o processo de procura e desenvolvimento de projetos deve ser realizado da seguinte maneira:
- Como ponto de partida, uma alternativa importante é a situação presente da empresa como projeto sem o novo investimento, isto é, deve ser conhecido o fluxo de caixa atual da empresa.
- Os novos projetos devem incluir somente os valores futuros relevantes da