avaliação de empresas
JEFFERSON DOUGLAS SOUZA MENEZES
JOÃO PAULO DA SILVA FIGUEIREDO CRISTALDO
AVALIAÇÃO DE EMPRESAS NA NOVA ECONÔMIA
FCG
CAMPO GRANDE
2013
AVALIAÇÃO DE EMPRESAS
Existem vários métodos que podem ser utilizados para se avaliar uma empresa são: Os fluxos de caixa descontado, o lucro residual, múltiplo e valor de mercado. Mais entre esses quatro métodos os mais comuns e utilizados para se avaliar uma empresa é o método de Fluxo de caixa descontado.
FLUXO DE CAIXA DESCONTADO
Na visão teórica o fluxo de caixa descontado é bastante simples na sua essência, sendo necessário somente descontar o fluxo de caixa projetado de uma empresa para o seu valor presente. Mais a teoria é bem diferente da prática, na pratica para fazer a estimativa do fluxo de caixa futuro de uma empresa é necessário que se tenha uma perspectiva sobre o comportamento da economia, caso note que a economia ira crescer nos próximos anos isso claro irá beneficiar a empresa, tratando se de uma estimativa isso poderá não se cumprir ocasionando um erro, influenciando no fluxo de caixa da empresa e também no resultado obtido.
METODO DE LUCRO RESIDUAL
Baseado na teoria que estabelece que o fluxo de caixa descontado é o mais correto. Mais uma alternativa é o Método de Lucro Residual, que adquiriu popularidade recentemente com a difusão do Valor Econômico Agregado (EVA).
A idéia do lucro residual é simples e poderosa. Uma empresa terá mais valor se conseguir obter lucro acima de uma situação “normal”. Quanto maior for à diferença entre o lucro gerado pela empresa e o lucro normal, diferença essa que recebe a denominação de lucro residual, maior será o valor da empresa. Esse lucro residual de cada exercício futuro é trazido a valor presente, juntamente com o valor do ativo contábil existente no horizonte futuro de tempo.
O modelo possui uma restrição importante, que os pesquisadores da área denominam de clean surplus.