Avaliação de Desempenho
Conceitos de Avaliação de Desempenho
Quando se fala em avaliação de desempenho, volta-se o pensamento para algo assustador, bem como o medo do servidor de estar sendo monitorado. Esta concepção é completamente falsa, pois a avaliação nada mais é do que um método de verificação do desempenho operacional que permite identificar a contribuição dada pelos funcionários à organização empresarial em que ele está inserido. Esta conceituação pode ser afirmada e constatada mediante o conceito proferido por Chiavenato.
Avaliação de desempenho é uma apreciação sistemática do desempenho de cada pessoa no cargo e o seu potencial de desenvolvimento futuro (...), a avaliação de desempenho constitui uma técnica de direção imprescindível na atividade administrativa. É um meio através do qual se podem localizar problemas de supervisão de pessoal, de integração do empregado à organização ou ao cargo que ocupa. (CHIAVENATO, 2002).
Para certas instituições, bem como servidores, o processo de avaliação de desempenho nada mais é do que uma forma do sistema capitalista de controlar o desempenho do trabalhador visando, apenas, o aumento da lucratividade. Portanto com o desenvolvimento das empresas na área do potencial humano, esta visão torna-se bastante arcaica, haja vista que a avaliação de desempenho visa à melhoria do conjunto organizacional e não apenas um processo lucrativo, uma vez que, se avalia toda a estrutura organizacional, como afirma CHIAVENATO (2002) “avaliação do desempenho das pessoas pode ser atribuída ao gerente, ao próprio indivíduo, ao indivíduo e seu gerente conjuntamente, á equipe de trabalho, ao órgão de gestão de pessoal ou a uma comissão de avaliação de desempenho”.
A avaliação de desempenho não se trata de um ajuste de contas, ou apontamentos de defeitos, mas sim, de um levantamento de informações que vem a beneficiar todos dentro da empresa, portanto se torna necessário que empresa mantenha um sistema de avaliação de desempenho