Patio de carvão
O pátio de carvão tem como função receber , estocar , beneficiar e efetuar a mistura dos carvões com a dosagem de acordo com a solicitação. Depois desse processo o produto é enviado para as Baterias de Coque e o PCI ( Injeção de carvão Pulverizado ).
O produto antes do processo chega através de meios de transporte , marítimo , ferroviário e rodoviário, mais a maioria dos produto chegam por meio marítimo da China e da Austrália o único que vem por meio rodoviário é o CPBR – Petrobras de Paulinea interior de São Paulo esse produto deriva da borra do Petróleo .
O produto é estocado no pátio por meio de 2 equipamentos instalados na extensão as correias transportadoras : O tripeer e o Stacker Reclamer . O navio chega com aproximadamente 50.000 toneladas de carvão ,são retiradas 1.800 toneladas do navio por hora . Recupera- se por turno 2. 500 toneladas para as baterias de coque .
Os tipos de carvão usados são : alto volátil , médio volátil ,baixo volátil , softi ( Único enviado para o PCI ) e Nacional.
Após a estocagem inicia-se o beneficiamento , britagem , dosagem e o carvão é transportado aos silos nas baterias de coque .
Antes do processo os carvões chegam com granulometria indadequada , umidade , matéria volátil e teores de cinza e enxofre acimados parâmetros operacionais.
Depois do processo sai com :
76 á 82 de granulometria;
21 á 88 de matéria volátil;
6.34 de cinza;
0,82 de enxofre;
É produzido por turno de 3,000 a 3,500 toneladas de carvão para a coqueria e 1,500 a 2,000 toneladas por turno para o PCI .