porto
Em julho de 1997, este Terminal foi arrendado à mesma CSN por um prazo de 25 anos renovável por mais 25, através de um down payment de US$ 37 milhões. Investiu ainda cerca de R$ 100 milhões para modernizar o Terminal. O Terminal de Carvão foi o primeiro terminal de granéis do Brasil certificado pela ISO 9001.
Desde março de 2007 o TECAR capacitou-se também como Terminal Exportador de Minério de Ferro.
Máquina trabalhando no terminal de Carvão do Porto de Itaguaí
1 Carregador de Navio (CN 1 - 17.600 t/h) 1 Sistema de correia transportadora com capacidade de até 17.600 t/h e 7 km de extensão.
Missão
Prover soluções portuárias para manuseio de granéis minerais, com geração de valor para o clientes e acionistas, através de uma operação segura e alinhada com os princípios de desenvolvimento sustentável.
Visão
Ser a referência nacional na prestação de serviços portuários de manuseio de granéis minerais e na sustentabilidade do negócio até 2014.
A CSN possui uma ampla e moderna estrutura logística. Como parte desta estrutura a CSN possui e opera no Porto de Itaguaí - RJ o TECAR - Terminal de Cargas de minério e carvão.
Com localização estratégica o Terminal é interligado ao sistema rodoviário e ferroviário, atendendo a todo sudeste brasileiro.
COORDENAÇÃO TÉCNICO-PEDAGÓGICA 4
Em área total de 732.911 m², o Terminal é constutuído de um pier de conreto sobre estacas, ligado ao continente por uma ponte de acesso perpendicular ao pier. Sua retro-área compreende