sistema de informação gerencial
Actualmente, o mercado atravessa um período em que a preocupação do nível institucional é dispor de um produto com características diferenciadas e desenvolvidas de forma mais vantajosa, no sentido comercial, sendo competitivo e economicamente lucrativo.
Na medida em que aumenta a complexidade interna das empresas e do ambiente em que elas actuam, o processo de tomada de decisões tende a tornar-se também mais complexo. Para atender a esta situação de maneira adequada, a
Direcção necessita de um sistema de informações eficiente e eficaz, que processa um grande volume de dados e produza informações úteis e válidas.
Neste cenário, os gestores necessitam, de um sistema de informações que os auxilie no processo decisório.
O ABC (Activity Based Costing) é uma forma de custeamento muito útil no processo de tomada de decisões. Pois, ele não é apenas uma maneira de se medir e melhorar as actividades que compõem os processos de um empreendimento, como também permite que se calcule de modo mais correcto os custos dos produtos.
Na realidade, o ABC acumula os custos das actividades empresariais, com vistas à enfatizá-los para a tomada de decisões. Assim ao custear esses processos, entre diversas alternativas de incremento de produtividade, o sistema pode focalizar a de menor custo, eliminando as actividades que não agregam valor, nem para o cliente e nem para a empresa, actuando nas actividades cujo valor agregado ao cliente é mínimo em face dos investimentos nelas realizados.
5
Problema de pesquisa
Com o passar dos tempos as organizações tornaram-se mais dinâmicas, e seus precessos de produção automatizaram-se, exigindo cada vez mais controlo no que conserne os custos e produção e não só. Os metodos de calculos de custos que a prior pareciam ser satisfatórios, já não supria mais as necessidades das empresas.
O método ABC (Activity Based Costing) surgiu como forma de acuidir essa necessidade. É nessa complexidade de ideais que suge a