sistema de informação gerencial
Atualmente o mundo passa por uma série de mudanças no que tange as empresas. Estas são proporcionadas pela globalização que com a facilidade de integração entre países, pessoas e corporações nacionais e internacionais possibilita uma rápida disseminação da tecnologia. Esta é a “Era da Informação”, modo como é denominado a atualidade.
No que se referem às organizações os avanços da tecnologia da informação tem proporcionado uma gestão estratégica mais eficiente, de forma que as empresas conseguem desenvolver mecanismos mais eficazes de competitividade e, principalmente, de tomada de decisão.
E dentre estas ferramentas de gestão podemos citar o SIG (Sistema de Informação Gerencial), o qual dá suporte ao planejamento, controle e organização de uma empresa. Além disso, ele transforma os dados em informação de modo que essas apoiam as necessidades de tomada de decisão administrativa e são o resultado da interação entre pessoas, tecnologias e procedimentos, que ajudam uma organização a atingir as suas metas.
1.1 O que é SIG?
O SIG segundo BATISTA (2004, p. 22), sistema de informação gerencial:
É o conjunto de tecnologias que disponibilizam os meios necessários à operação do processamento dos dados disponíveis. È um sistema voltado para a coleta, armazenagem, recuperação e processamento de informações usadas ou desejadas por um ou mais executivos no desempenho de suas atividades. È o processo de transformação de dados em informações que são utilizadas na estrutura decisória da empresa proporcionam a sustentação administrativa para otimizar os resultados esperados.
Ele é uma ferramenta que dá suporte às funções de planejamento, controle e organização de uma empresa, fornecendo informações seguras e em tempo hábil para tomada de decisão. Ele também fornece subsidio as diversas áreas funcionais da organização coletando, validando, executando operações, transformando os dados, armazenando no sistema, recuperando e, por