ANTROPOLOGIA JURÍDICA
ANTROPOLOGIA JURÍDICA
FOUCAULT E PIERRE BOURDIEU
ANDRÉA CALMON GRANTHON DA COSTA
VITÓRIA
2013
ANDRÉA CALMON GRANTHON DA COSTA
ANTROPOLOGIA JURÍDICA
FOUCAULT E PIERRE BOURDIEU
Questionário apresentado ao Instituto de Educação Continuada da Faculdade Brasileira - MULTIVIX de Vitória – Espirito Santo, do curso de Graduação em Direito, como requisito para obtenção do título Graduação em Direito.
Orientadora: Prof.ª Thatyana Léllis.
VITÓRIA
1. QUESTIONÁRIO
1 – Em que consiste o capital simbólico para Pierre Bourdieu e qual a importância dessa ferramenta para a análise das relações sociais?
O Capital Simbólico consiste em um conjunto de signos e símbolos que permitem o agente se situar no espaço social. É tudo o que “carregamos”: hábitos, costumes, saber, comportamento, etc. A importância dessa ferramenta é permitir compreender alguns fenômenos que de outra maneira permaneceriam insondáveis. As relações sociais, criaram dos outros tipos de capitais (cultural e social), sendo que o Capital econômico continuará fazendo parte de suas análises, mas sem a preponderância da teoria Marxista.
2 – Em que consiste a categoria habitus e qual seria a sua dupla natureza, ou dupla função na visão do autor?
Habitus é o exoesqueleto que expressa sua postura para o mundo, ou seja, as atitudes comuns, afeiçoadas, na base de experiências familiares semelhantes, por meio de estudos de direito e da prática das profissões jurídicas, funcionam como categorias de percepção e apreciação que estruturam a percepção e a apreciação dos conflitos correntes que orientam o trabalho destinado a transformá-lo em confrontações jurídicas. É uma Estrutura que determina o comportamento aceitável e que passa a sua mensagem e é Estruturada em costumes e valores socialmente consolidados.
3 –