A antropologia jurídica
Á diversas definições sobre o que é antropologia. Esta pode ser entendida como “o estudo do homem como ser biológico, social e cultural”, “o estudo do homem e seus trabalhos através do tempo e espaço”,” a antropologia nada mais é que a sociologia comparada”. E mesmo diante de tantas definições, é possível entender que a antropologia é a resposta para conhecermos o que somos a partir da opinião dos outros, sendo uma maneira de se situar na fronteira de varias mundos socais e culturais, abrindo janelas entre eles através das quais se podem ampliar nossas possibilidades de sentir, agir e refletir sobre o que, afinal de contas, nos torna seres singulares, humanos.
02. O que é Antropologia Jurídica?Como nasceu? A Antropologia jurídica “é o emprego de métodos antropológicos de pesquisa, observação participante e comparação com modernas instituições de Direito.” Teve início no fim do século 19, com a propagação da Revolução Industrial na Europa e a colonização da África e da Ásia.
03. A Antropologia Jurídica é uma disciplina indispensável aos operadores do Direito?Por quê? A antropologia jurídica é indispensável aos operadores de direito pois ele amplia o conhecimento do aluno para o mundo multicultural e para os problemas da sociedade brasileira.Ela também oferece a humanização do ensino do Direito e aflora a sensibilidade,da solidariedade,da alteridade,da tolerância e da compreensão do “outro”.
04. Qual a relação dessa disciplina com a Sociologia Jurídica e a Historia do direito?
A sociologia jurídica e a antropologia se constroem ambas como disciplina acadêmica no século XIX como resposta e como produtos de uma emergente modernidade ocidental. Ambas foram fruto da sociedade capitalista. Já a relação de história do direito com a antropologia tem relação com o direito comparado, no qual a colaboração do antropólogo é imprescindível “para auxiliar nesta espécie de trabalho, pelo alcance de seu conhecimento multicultural e de