Avaliação de desempenho
Artigo Científico
RESUMO
O presente artigo pretende demonstrar que a definição avaliação de desempenho em sua conceituação é controversa, visto que avaliação seria a comparação de um objetivo proposta contra um resultado obtido e desempenho p grau de habilidade que uma pessoa pode atingir em relação a esse objetivo. Vamos partir do princípio que os critérios de avaliação para essa conceituação será baseada de forma objetiva e não subjetiva, para que possamos analisá-la melhor.
INTRODUÇÃO
O presente artigo visa demonstrar que os critérios de avaliação de desempenho, em sua conceituação, devam ser objetivos em vez de subjetivos; devem ser relacionados ao cargo ou baseados na análise de cargo; devem ser baseados em comportamentos e não em características; devem estar dentro do controle do avaliado e se relacionarem a funções específicas, nas avaliações globais. Assim como Murphy e Cleveland acreditam que as avaliações de desempenho podem ajudar as organizações de várias maneiras, utilizaremos essa premissa em nosso trabalho.
OBJETIVO
O presente artigo tem por objetivo sugerir que as empresas passem a utilizar os sistemas de avaliação de desempenho de maneira formal. Assim como elas podem melhorar a qualidade das decisões individuais, variando desde as escolhas de carreiras até seu desenvolvimento futuro, que as empresas as utilizem também para ajudar e promover o comprometimento e a satisfação dos funcionários buscando a melhor sintonia ente empresa versus empregado.
REVISÃO DE LITERATURA
Avaliação é a comparação de um objetivo proposto com um resultado obtido. Desempenho é o grau de habilidade atingido por uma pessoa que recebe informações em relação ao objetivo proposto. Não existe um consenso quanto ao que constitui “desempenho”, menos ainda de como avaliá-lo. Campell, McCloy, Oppler e Sager afirmam que o conceito de desempenho é mal compreendido; eles disseram que o desempenho deve ser