AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO E DA APRENDIZAGEM
CURSO DE PEDAGOGIA
Acadêmico:
DAYANE ROBERTA PENSO NEVES
Módulo:
05
Disciplina:
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO E DA APRENDIZAGEM
AVALIAR PARA ENSINAR MELHOR
O presente trabalho tem como objetivo analisar as dimensões da avaliação e com que propósito ela vem sendo utilizada em sala de aula.
Uma das grandes dificuldades encontradas atualmente no campo educacional é a capacidade de avaliar. De acordo com Luckesi (2002)
“A avaliação que se pratica na escola é aquela onde as notas são usadas para fundamentar necessidades de classificação de alunos, onde são comparados desempenhos e não objetivos que se deseja atingir.”
Considera-se o exame como um dos recursos mais eficientes utilizados pelas instituições de ensino como forma de se obter esses resultados. Segundo essa metodologia avaliativa, que propõe um sistema de ensino voltado para a disciplina, os professores utilizam as provas como instrumentos de persuasão, porque o suposto medo transmitido por elas faz com que os alunos estudem.
Ao longo dos tempos a avaliação por meio de provas e exames vem sendo usada de certa forma, como métodos "avaliativos" utilizados por professores para obter resultados classificatórios e dados estatísticos.
Para muitos professores, antes valia o ensinar. Hoje a ênfase está no aprender. Isso significa uma mudança em quase todos os níveis educacionais: currículo, gestão escolar, organização da sala de aula, tipos de atividade e, claro, o próprio jeito de avaliar a turma.
O professor deixa de ser aquele que passa as informações para virar quem, numa parceria com crianças e adolescentes, prepara todos para que elaborem seu conhecimento. Em vez de despejar conteúdos em frente à classe, ele agora pauta seu trabalho no jeito de fazer a garotada desenvolver formas de aplicar esse conhecimento no dia-a-dia.
Na prática, um exemplo de mudança é o seguinte: a média bimestral é enriquecida com os pareceres. Em lugar de apenas provas, o professor