A avaliação do processo de ensino aprendizagem em educação fisica
Lis Maria Machado Ribeiro Bezerra
INTRODUÇÃO
Já faz muito tempo que o processo de ensino e aprendizagem vem sendo explorado, discutido, analisado, para assim então ser redirecionado com ênfase numa reflexão critica a respeito da formação do aluno.
Segundo o autor Faria Junior (1989) os estudos sobre avaliação em educação física estão direcionados por um único referencial, a saber, o paradigma docimológico clássico, o qual tem como maiores preocupações exames, testes, provas, matérias e sistemas, estabelecendo desta forma critérios com fins apenas classificatórios e seletivos.
Tais critérios de avaliação da aprendizagem que levam em conta apenas a aplicação de testes, medidas, selecionar e classificar alunos ,tornando o processo de ensino muito escasso em termos da educação evolutiva da escola.Contudo isso torna-se necessário um estudo mais aprofundado do processo de avaliação do ensino aprendizagem em educação física. Tentando estabelecer uma visão há qual nos anos 80 o processo era altamente meritocratico e no atual momento encontra-se,em um processo de aprendizagem evolutivo da educação física passando por uma avalanche de idéias inovadoras e satisfatórias. Fazendo com que os professores tenham maior valor educativo,sendo necessário uma busca incessante em adquirir conhecimento ampliando assim seus horizontes e desenvolvendo novas habilidades renovadoras na formação do cidadão.
1.1 PLANO PEDAGOGICO DA ESCOLA
Para que seja feito qualquer interlocução precisa acerta a direção da mudança com o projeto pedagógico da escola, todas as metas e aspirações a qual a escola pretende alcançar durante o ano letivo.Com essa porta de entrada voltada para o plano pedagógico, ainda permanece um grande problema em termos estruturais, os quais são a desconsideração ou ate mesmo negligência com a reflexão a respeito do papel que a avaliação assume enquanto elemento constitutivo de um projeto