PRÁTICA PEDAGÓGICA, APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Aelin Kiane Fontoura Frantz
Iolanda Cortelazzo escreveu este livro no intuito de orientar o estudo sobre os fundamentos da educação a distancia (EAD), assim como a ciência, a tecnologia e a mecanismos pedagógicos que podem ser utilizados nessa modalidade.
A obra relata sobre o surgimento da Era do Conhecimento, em meados da década de 2000, onde o acesso a educação superior tornava-se essencial para que o profissional pudesse competir pelas vagas existentes, surgindo então a Educação à Distancia que supria as necessidades e possibilitava ao acesso de muitos ao ensino superior, método este que é definido nesta obra como um aprendizado planejado que ocorre normalmente em um lugar diferente do local de ensino, exigindo técnicas especiais.
É relatado no primeiro capitulo, os princípios educacionais e qualidade da Educação à Distância, sendo a autonomia moral e intelectual, assim como uma metodologia que implique a autonomia, a ação comunicativa, a colaboração e a acessibilidade. Afirmando então que a proatividade dos participantes para que aconteça a interação professor e aluno, afim de que educação a distancia seja eficaz, assim como a colaboração, que requer que o aluno compartilhe saberes e experiências tanto para aprender como para praticar suas habilidades e competências com os outros. A colaboração é a base de uma parceria sólida e essencial para a construção conjunta na educação escolar, e deve estar presente neste método de ensino através de meios tecnológicos. Ainda neste capitulo será possível ler sobre a história da Educação a distancia, onde é apresentada algumas informações sobre o EAD no mundo e suas diferentes definições, apresentando uma breve retrospectiva nesta pratica educacional pelo Brasil e o enriquecimento dos conteúdos apresentados em sala de aula a partir da implantação das tecnologias, que poderiam então fornecer uma visão mais ampla e rápida