Avaliação da aprendizagem da pessoa com NEEs
A avaliação é um tema que ao longo dos últimos anos vem ganhando bastante repercussão no âmbito educacional. Isso deve se ao fato de que estudiosos e pesquisadores, buscam soluções e melhorias nos métodos avaliativos com o objetivo de transformar a avaliação em um instrumento auxiliador no processo ensino/aprendizagem.
Dentro dessa perspectiva encontra se a Avaliação da aprendizagem da pessoa com necessidades educacionais especiais, um tema que exige um significativo comprometimento por parte do educador e de todos os componentes envolvidos nesse processo.
Vale ressaltar que nem todos os alunos que possuem necessidades educacionais especiais apresentam algum tipo de deficiência, ou seja, a deficiência não é o fator determinante em alguns casos. O importante é lembrar que em ambos os casos os alunos necessitam de recursos ou adaptações especiais no processo ensino/aprendizagem.
A esse respeito, Fernández (1991) considera que:
[...] a deficiência intelectual não implica necessariamente problema de aprendizagem, ainda que possa ser um condicionante, dependendo de como a família (signifique) o dano intelectual. Aceitando e querendo ao deficiente, permitir-se-á que alcance o máximo de suas possibilidades (portanto, que não some à deficiênciaum problema de aprendizagem). (p. 38)
Escola e família devem trabalhar juntas, uma vez que todos os aspectos que envolvem a vida do aluno, seu cotidiano e o contexto que o mesmo vive devem ser levados em consideração.
Assim como ocorre com os alunos que não possuem necessidades educacionais especiais a avaliação diagnóstica é um item fundamental na avaliação dos alunos com NEEs, pois não se pode avaliar o que não se conhece. Somente a partir de um diagnóstico bem realizado, o professor se tornará capaz de estabelecer metas e objetivos.
Ao avaliar o aluno com NEEs é necessário que o educador formule um método de avaliação diferenciado capaz de levar em consideração as