pedagogia
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Por Roberta Vieira de Vargas*
RESUMO
O presente trabalho decorre de reflexões feitas sobre a inclusão de alunos com NEE (Necessidades Educacionais Especiais). O objetivo foi analisar a situação atual dos NEEs nas instituições de ensino, as reais dificuldades, o papel da família e a receptividade por parte dos professores. A exploração deste assunto sugeriu que tanto a escola, quanto a família deparam-se com problemas que iniciam na inserção do aluno com NEE, a receptividade por parte dos colegas e professor e a adequação do currículo que atenda as expectativas tanto do NEE quanto da escola a fim de que possa destacar as potencialidades no lugar das dificuldades. Isto se dará através de um conjunto de fatores que venham a contribuir com o processo de inclusão de todos e não resulte para a exclusão dos demais alunos que participam do processo.
PALAVRAS CHAVE
Inclusão -Integração- Afetividade – Dificuldades-Potencialidades.
INCLUSIVE EDUCATION
INTRODUÇÃO
No presente artigo, aborda-se o processo de inclusão de alunos com NEE (Necessidades Educativas Especiais) orgânicos e permanentes, nas escolas regulares e o desafio de da mesma forma não reverter-se num processo de exclusão, partindo do pressuposto de que o modo como o NEE é inserido nas turmas de classes regulares implica no resultado desta aprendizagem.
Considerando o fato de este ser recebido como um dependente diferente ou incapaz visto pelos demais como alguém que precisa ser atendido de forma especial, é preciso que haja um cuidado para que os outros envolvidos no processo sejam cooperativos e entendam seu papel social.
A possibilidade da inclusão é a oportunidade de mudar atitudes, pois é só quando nos deparamos com nossos próprios limites que vemos o quanto é importante buscar alternativas para configurar de forma adequada uma educação inclusiva de qualidade.
Só ocorrerá uma educação inclusiva verdadeiramente comprometida global na