Avaliação Cognitiva
Entenda a Teoria:
Quando uma pessoa recebe recompensas extrínsecas por um trabalho intrinsecamente motivador, o interesse intrínseco pelo trabalho diminui. A explicação comum para isso é que a pessoa sente uma perda de controle sobre seu próprio comportamento.
Se acreditarmos na teoria da avaliação cognitiva, devemos seguir a orientação definida por Deming, fazendo o pagamento independente do desempenho. As evidências experimentais demonstram que existe realmente uma relação entre motivação intrínseca e recompensas extrínsecas, mas o seu impacto sobre empregados no trabalho é restrito por que:
Em muitos trabalhos a motivação intrínseca é naturalmente muito baixa.
Em alguns trabalhos, a motivação intrínseca é naturalmente muito alta.
Assim sendo, o efeito só aparece para trabalhos com motivação intrínseca média, que são poucas.
Mas afinal, o que é COGNIÇÃO?
Originada nos escritos de Aristóteles e Platão, a Cognição é o processo que envolve as habilidades (capacidades) do cérebro na aquisição de conhecimento, atenção, percepção, memória, raciocínio, aprendizagem.
Esta Teoria é relata em alguns artigos como iniciada em meados do ano de 1971 onde são citados vários pesquisadores, porém o estudo aprofundado da questão é executado pelos Psicólogos da University Of Rochester, os Srs. Edward L. Deci e Richard M. Ryan em 1985.
Saiba um pouco sobre o co-fundadores da Teoria:
Edward L. Deci é um professor de Psicologia e Professor Gowen em Ciências Sociais da Universidade de Rochester e diretor do seu programa de motivação humana. Ele é bem conhecido na psicologia para suas teorias da motivação intrínseca e extrínseca e necessidades psicológicas básicas. Com Richard Ryan, ele é o co-fundador da teoria da autodeterminação (SDT), uma teoria motivacional contemporânea influente. Deci é também Director do Museu Monhegan (em Monhegan, Maine), onde passa os verões escrever sobre psicologia e arte (embora raramente ao mesmo