aps engenharia redes de distribuição de energia elétrica
Apresentar ao corpo discente e docente conhecimentos sobre a Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica, visto que o referido assunto integra perfeitamente ao curso de Engenharia de Controle e Automação e Engenharia Mecânica, pois em todo o processo que engloba as diversas etapas desde a Geração até a Distribuição da Energia Elétrica usa muito de automação e mecânica.
2. Eletricidade
A eletricidade se tornou a principal fonte de luz, calor e força utilizada no mundo moderno, Ao acendermos uma lâmpada, ligarmos um televisor, tomarmos um banho, não imaginamos o longo caminho a qual a energia elétrica percorre para chegar aos nossos lares. Ela também é responsável por grande parte dos avanços tecnológicos alcançados.
3. Energia Elétrica
Obtida a partir de diversos outros tipos de energia, a eletricidade é transportada em todo o mundo através de sistemas elétricos complexos que são divididos em quatro etapas: geração, transmissão, distribuição e consumo.
3.1. Geração
Primeiramente, para se produzir energia elétrica é necessário adquirir força para girar as turbinas das usinas de eletricidade. Gigantescos sistemas de hélices, que movem geradores que transformam energia mecânica (movimento) em energia elétrica.
Esta força pode ser adquirida, através de diversas fontes de energia primária. No Brasil, a energia elétrica vem, em primeiro lugar, de usinas hidrelétricas, depois de termelétricas, e por último de usinas nucleares.
3.1.1. Usina Hidrelétrica
Em países como o Brasil que possui muitos rios com grandes desníveis, uma das soluções mais econômicas para fazer girar turbinas é aproveitar as forças das águas, construindo usinas hidrelétricas. Essas usinas são construídas através de barragens, represando e controlando as águas do rio.
No interior da barragem, são instalados grandes tubos inclinados, também conhecidos como aquedutos, que abrigam as turbinas. A água desce pelos tubos e faz girar o sistema de hélices, movimentando o