Profuncionário-Pratiques Módulo 4
Unidade 1: Descreva uma situação em que você acha que usou o conhecimento da psicologia. Essa psicologia é do senso comum ou do conhecimento científico?
Uma situação em que vivi foi quando no balcão da secretaria chegou uma senhora muito abalada psicologicamente, não vou economizar, estava aos prantos, chorando muito, depois de algum tempo conversando com ela consegui acalmá-la, daí é que ela conseguiu me dizer o que ela precisava, ela tinha uma filha de 11 anos em outra escola e, no ponto de ônibus, um pouco longe da escola, um senhor de idade tentou “aproveitar” sexualmente de sua filha, ela foi na delegacia e registrou queixa, conversou com o tal cidadão juntamente com o delegado e tudo mais, resumindo, estava desesperada por uma vaga em nossa escola porque não queria que sua filha ficasse mais no caminho dele, depois de chorar mais um bocado ao me ouvir dizer que não tinha a vaga para sua filha, eu disse a tal mãe que, além de a menina não querer sair da escola onde estava matriculada, o fato dela mudar de escola também não resolveria a questão, pois a tentativa do crime não foi dentro da escola, mas sim no caminho entre a escola e a casa, orientei a mesma a deixar a filha no portão de escola e do mesmo modo, pegar de volta no portão para ir embora, no final ela entendeu que o problema era a filha sozinha na rua, não o problema com a escola. Com isso penso que usei a psicologia do senso comum tanto a científica.
Unidade 2: Peça a quatro professores que respondam, por escrito, em dez linhas, no máximo, à seguinte pergunta: o que você entende por aprendizagem e desenvolvimento? Cole ou transcreva as respostas no memorial e aqui nas atividades e faça o seu comentário, aplicando um pouco do que você aprendeu até aqui.
Dentre as respostas obtidas dos professores, resumindo, disseram que o aprendizado é o que o aluno aprendeu em seu meio, tanto na escola como na rua, em casa, na igreja, etc. E