Avaliação- celso antunes
A avaliação da aprendizagem constitui um conjunto de observações sobre a prática do ensino e da aprendizagem aplicadas em sala de aula. A característica que evidenciamos na ação do ato de avaliar ganhou um espaço tão amplo no exercício pedagógico que passou a ter finalidade meramente examinável.
Nesse sentido o livro de Celso Antunes da 9º edição de 2002 pela editora vozes é baseado em pesquisa metodológica, com o tema a avaliação da aprendizagem escolar, este livro possui cinquenta e quatro páginas sendo dividido em oito capítulos. Ele é também autor de cerca de 180 livros e consultor de diversas revistas especializadas em Ensino e Aprendizagem.
No primeiro capitulo de acordo com Celso Antunes o ensino somente tem sentido quando explora a aprendizagem. E ele propõe um método mais adequado onde interfere diretamente no aluno em seu desenvolvimento, que uma avaliação proveitosa ocorre quando há uma observação continua ao longo do período escolar e não concentrado só nos momentos de provas. Uma avaliação pode valer-se trabalhos de grupos e trabalhos individuais. Esses trabalhos são essenciais para mostrar a capacidade do aluno de encontrar, e selecionar informações e sua propriedade em associa-los aos saberes que pertencem a sua estrutura cognitiva. A aprendizagem humana se processa na medida em que o educador é capaz de organizar de um currículo com disciplinas diferentes e conteúdos específicos. No segundo capitulo, Celso Antunes mostra que o professor precisa reconhecer a dimensão de seu papel formador frente ao aluno, que vai muito além do ensino de conteúdos. As expectativas que nutre sobre determinados alunos é o primeiro passo para conduzir as crianças ao sucesso ou ao fracasso escolar, formar alunos confiantes, seguros, conscientes de seus potenciais e limites é um dos principais objetivos da educação como a questão da avaliação e das novas teorias sobre a