RESENHA CRÍTICA
Formado em Geografia, Celso Antunes é um educador brasileiro, autor de cento e oitenta livros, mestre em ciências humanas e especialista em inteligência e cognição, e foi através de suas pesquisas sobre a educação brasileira que trouxe fortes contribuições para a visão pedagógica nacional.
A avaliação da aprendizagem escolar de Celson Antunes é uma obra de peso do autor em suas contribuições e tem por objetivo produzir uma reflexão sobre as possibilidades de avaliação da aprendizagem em diversas nuances a fim de contribuir com o encargo do professor em sua competência de levantar e interpretar dados com agilidade e produzir um julgamento sóbrio dos procedimentos aplicados no processo avaliativo bem como, nas questões individuais de cada aluno, sala e meio escolar. Para compreender essa proposta de Antunes, é essencial que o professor pense na avaliação não apenas como uma questão pontual, mas bisando sobretudo o todo. Tendo o processo como categoria primeira para pôr em prática os produtos da reflexão que levanta, Antunes partirá de uma concepção construtivista de educação, para apontar não os conceitos prontos de um procedimento avaliativo, mas oferecer ferramentas para trabalhar sobre um aspecto tão importante e complexo como é a avaliação da aprendizagem.
O autor inicia seu trabalho, nos dois primeiros capítulos, gerando uma reflexão sobre a problemática do estabelecimento de um conceito fechado sobre avaliação despertando o leitor para o caráter mutável do processo avaliativo e a sua personalidade de renobaçao que distoa dependendo de variados aspectos. Através de três citações que abordam diferentes perspectivas de avaliação, porém visões que se complementam, Antunes demonstra que o procedimento da avaliação do rendimento escolar apesar de fluir em elementos determinantes, resulta em dois aspectos importantes: concepção de conhecimento e juízo de