Fisico quimica
Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas
Departamento de Química QUI 150 – Físico-Química I
RELATÓRIO
PRÁTICA 02
RELAÇÕES DE MASSA E VOLUME DOS GASES
Grupo: Isabelle Neves - 61855
Samira Reis - 61878
Carlos dhdid – 618??
Professor: jihfueuugeuf
Viçosa, 07 de abril de 2010
Introdução
O estudo dos gases e de suas propriedades é de grande importância, pois faz parte do dia-a-dia de todas as pessoas. A Físico-Química estuda a termodinâmica química, a cinética química, os estados sólido, líquido e gasoso, as soluções, a eletroquímica, a química de colóides, a fotoquímica e a estatística termodinâmica. A parte relacionada à prática apresentada é a dos gases em geral. Dentre os gases, o ar atmosférico é enfocado, devido à maior facilidade de ser obtido em condições normais.
O ar puro atmosférico é uma mistura de vários gases, dentre eles N2, O2, CO2, H2O e Argônio. Outros gases que não sejam esses devem ser considerados poluentes da atmosfera. Comumente encontramos: Cl2, CO, NO, NO2, N2O, NH3, SO2, H2S, HCl, CH4 como os principais poluentes do ar.
As equações que relacionam a massa e o volume de substâncias, utilizando também propriedades derivadas como: densidade, pressão e massa molar são apresentadas, pois serão importantes no desenvolvimento do trabalho.
Equações:
m = d . V (1);
V = VE . m (2); m = M . n (3);
V = VM . n (4); n = C . V (5).
Onde, m: Massa d: Densidade V: Volume VE: Volume específico M: Massa molar VM: Volume molar C: Concentração em quantidade de matéria n: Número de mol.
Nas condições ambientais de laboratório (Ta=28°C e Pa=703 mmHg) , as medidas de massa sofrem o efeito do empuxo (E), que diminui o peso da substância numa quantidade equivalente ao ar deslocado pela própria substância.
E = mar . g (6)
g: Aceleração