Augusto comte
Isidore Auguste Marie François Xavier Comte foi um importante filósofo e sociólogo.
Considerado o fundador do Positivismo, que pregava um modelo de sociedade organizada, onde o poder espiritual não teria mais importância, sendo a ciência a primazia nas decisões. * Criou a disciplina Sociologia; * Fez grandes colaborações para o desenvolvimento da filosofia humanista; * Idealizou o conceito político da Lei dos três Estados.
Defende que a evolução da humanidade está condicionada pelo progresso do conhecimento, que acontece em três fases fundamentais: * Estado Teológico - O estado onde Deus está presente em tudo. O inexplicável é explicado somente por Deus. * Estado Metafísico (filosófico) – O estado onde o pensamento abstrato é substituído pela vontade pessoal. Não há crença num Deus todo poderoso. * Estado Positivo (científico) – O estado onde se busca pelo conhecimento absoluto, respostas científicas para todas as coisas.
Para Augusto Comte, na dimensão filosófica a ciência é a única explicação para a realidade,somente com a ciência o homem terá um completo conhecimento e domínio do mundo que o cerca.Sociologicamente é uma maneira de entender o uso do método científico na sociologia. Distingue a Sociologia Estática que estuda as condições gerais de toda a vida social e a idéia fundamental é a ordem, da Sociologia Dinâmica que estuda a evolução da sociedade: do estado teológico até o estado positivo na ordem intelectual, do estado militar ao industrial na ordem prática – do estado de egoísmo ao de altruísmo na ordem afetiva. Na Sociologia Dinâmica a idéia fundamental é o progresso. Desta idéia resultou a frase em nossa bandeira brasileira “Ordem e Progresso”.
Para Comte, a dinâmica social subordina-se à estática, pois o progresso provém da ordem e aperfeiçoa os elementos permanente de qualquer sociedade: religião, família, linguagem, acordo entre poder espiritual e temporal etc.
Não considerava os termos “religião”