Avaliaçaõ
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PRÁTICAS DE LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO
DISCIPLINA Literatura Infantil e Alfabetização
Aluno: Chrissante Yorgi Marudi
Data: 21/10/2011
Pólo:São João da Boa Vista Turma 1
Tutora a distância : Daniela Tutora presencial: Elíria
A arte da narrativa
Acredito que uma boa narrativa, é uma arte, e começa com a escolha de um bom texto de acordo com a idade dos alunos, e as ilustrações fazem o diferencial. Gosto de usar o recurso do avental pedagógico, onde podemos contar a história e ir tirando personagens do bolso do avental, pregando na frente e interagindo com as crianças.
Para narrar aos meus alunos escolheria um texto de Hans Christian Andersen ou as fabulas, gosto dos clássicos sempre fazem sucesso com todas as faixas etárias que trabalho dos 5 aos 10 anos. Ou algum texto com uma mensagem para eles. Usaria o recurso do uso do avental, ou fantoches, contaria a história depois escolheria uma criança para recontar e veria quem gostaria de fazer o mesmo, depois iria sugerir uma recontagem coletiva da história e mudança do final.
No caso de uma classe do terceiro ano, segundo ciclo do ensino fundamental, faixa etária oito e nove anos, classe de vinte e oito alunos sendo um com deficiência visual, livro escolhido: Um mundinho para todos, autora: Ingrid Biesemeyer Belinghausen.
É um livro escrito em braile e em português, muito bem ilustrado, portanto interessante para todos.
Primeiro iniciar com uma narrativa acompanhada do avental pedagógico, depois pedir aos alunos que recontem o livro, e usar a ciranda do livro, um aluno leva o livro para casa e na próxima aula conta a história aos outros alunos, mas com suas palavras.
Assim os alunos aprendem a ouvir, a falar, ler e ter criticidade, o contato com o livro junto de seus familiares na ciranda