Propriedades do oxigenio, peroxido e do co2
O oxigênio é o elemento mais abundante na crosta terrestre, quer em porcentagem de átomos (53%), quer em porcentagem de massa (49%).Ele ocorre livre (sem combinar-se) na atmosfera, porém, combina-se com o silício, alumínio e outros elementos em várias rochas e minerais. Naturalmente aparece em 3 isótopos estáveis:
• 16,O8 g/ mol [mais abundante (99,8%)];
• 17,O8 g/mol;
• 18,O8 g/mol;
Geralmente aparecem como molécula diatômica O2 (dioxigênio), é geralmente um gás incolor e inodoro, em temperatura e pressão ambientes. Em forma líquida condensado a 90K é levemente azulado, solidifica a 55K dando um sólido de coloração azulada. O oxigênio é naturalmente apolar, devido aos dois átomos idênticos em suas propriedades, é uma molécula de baixa massa molecular, com isso tem poucas forças de atração entre as moléculas de dioxigênio, que, por conseguinte, terá pontos de fusão e de ebulição muito baixos.(1)
Já a outra manifestação do oxigênio é em forma de ozônio (trioxigênio), é o alótropo termodinamicamente instável do oxigênio. É um gás com coloração azul-clara, com um forte odor irritante a altas concentrações, e extremamente tóxico: o teor máximo permitido para exposição contínua é da ordem de 0,1 ppm. O gás é produzido em regiões que libere energia para a reação endotérmica, os equipamentos eletrônicos como fotocopiadoras e impressoras a laser tem sido indicados como os vilões pela alta concentração de ozônio em alguns escritórios, por possuírem uma alta tensão promovendo a energia necessária para essa reação. Uma forma conveniente de se produzir o ozônio é passar oxigênio por um campo elétrico de 10 a 20 kV; assim, muitos purificadores de água domésticos que confiam no poder antibactericida do ozônio são normalmente encontrados no mercado. Na França o trioxigênio é usado para a purificação de águas públicas e piscinas, com a vantagem de se decompor rapidamente a oxigênio normal. Porém essa mesma rápida decomposição significa que a sua ação não é