Xido
Introdução:
No presente trabalho abnodar-se-á acerca dos óxidos, falara-se da sua classificação, a obtenção, a sua aplicação, mostrara-se algumas reacções em que a presença de óxidos e por fim a sua nomenclatura.
Nos compostos CO2, SO2, Na2O, Fe2O3 e ZnO, entre outros, notamos a presença do elemento oxigénio ligado a mais um elemento. Tal característica permite reunir essas substâncias na categoria dos óxidos
2. Funções inorgânicas
As funções inorgânicas podem ser: óxido, acido, base e sal 3. Óxido
Óxido é um composto químico binário formado por átomos de oxigénio com outro elemento em que o oxigénio é o mais electronegativo. Os óxidos constituem um grande grupo na química pois a maioria dos elementos químicos formam óxidos.
Alguns exemplos de óxidos com os quais convivemos são: ferrugem (óxido de ferro III), gás carbónico (óxido de carbono IV ou dióxido de carbono), cal (óxido de cálcio).
Nos óxidos, o elemento mais electronegativo deve ser o oxigénio. Os compostos OF2 ou O2F2 não são óxidos pois o flúor é mais electronegativo que o oxigénio. Estes compostos são chamados fluoretos de oxigénio.
3.1 Classificação dos óxidos
A classificação dos óxidos obedece fundamentalmente a dois critérios:
A) Quanto as propriedades químicas e
B) Quanto a estrutura
A) Quanto às propriedades químicas, os óxidos podem ser: Óxidos básicos, óxidos ácidos ou anidridos, óxidos anfóteros, óxidos neutros, óxidos duplos ou mistos, peróxidos e superóxidos
B) Quanto à estrutura, os óxidos podem ser: Óxidos iónicos e óxidos covalentes.
3.1.1Quanto às propriedades químicas
A. Óxidos Básicos
São óxidos em que o elemento ligado ao oxigénio é um metal com baixo número de oxidação (+1 e +2, excepto Pb, Zn, As, Sb e Sn, os quais formam sempre óxidos anfóteros). Os óxidos de carácter mais básico são os óxidos de metais alcalinos e alcalino-terrosos. Os óxidos básicos possuem estrutura iónica devido à diferença de electronegatividade entre o metal (que é baixa)