Resíduo sólidos
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL
WESLEY CARVALHO DA SILVA
IMPACTOS GERADOS PELA DISPOSIÇÃO DE
RESIDUOS SÓLIDOS URBANOS E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS
RESIDUOS DE CONSTRUÃO CIVIL
Redenção
2011
WESLEY CARVALHO DA SILVA
IMPACTOS GERADOS PELA DISPOSIÇÃO DE
RESIDUOS SÓLIDOS URBANOS E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS RESIDUO S DE CONSTRUÇÃO CIVIL
Trabalho apresentado ao Curso Tecnologia em Gestão Ambiental da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Atividades Interdisciplinares: Portfólio Individual.
Prof. Luciana Andréa Pire Rosimeire Midori Suzuki Rosa Lima Thiago Augusto Domingos Willian Luiz da Cunha
Redenção
2011
1. INTRODUÇÃO
A global degradação da qualidade do meio ambiente e o medo da escassez de recursos naturais estão entre as principais preocupações da sociedade atual. A ameaça global ao meio ambiente comprovou que o modelo atual de desenvolvimento é principal responsável pelo colapso ambiental.
O crescimento acelerado da população está diretamente ligado a ao grande consumo de produtos, o que, consequentemente, se relaciona às questões ambientais, com destaque no esgotamento dos recursos naturais e a grande produção de lixo, podendo se agravar ainda mais com a escassez de áreas para destinar os mesmos. Uma grande parte desses resíduos sólidos urbanos é composta por Resíduos da Construção Civil e de Demolição (RCC), também classificados como resíduos inertes ou, na linguagem popular, entulhos. APESAR DE A MAIORIA DOS RCC SEREM CONSIDERADOS INERTES, É EVIDENTE OS INCONVENIENTES QUE ESTES CAUSAM, ESTANDO ELES ARMAZENADOS CORRETA OU INCORRETAMENTE. SEGUNDO PINTO (2005), CERCA DE 75% DOS