avaliaçao e monitoramento
No caso da avaliação, todos esses dados e informações servirão de base para que se possa determinar a eficiência do projeto, pois sua principal preocupação é a determinação da capacidade do projeto na geração das mudanças planejadas, enquanto o monitoramento tem a preocupação do levantamento de dados e informações. Através da avaliação do projeto são tomadas decisões no sentido de aprimorar as ações do atual projeto, que esta sob avaliação, ou ainda, de futuros projetos a serem implementados.
A avaliação, além de cumprir tarefas descritivas e características de mecanismos de controle, deve contemplar também avaliações analíticas, constituindo atividade e mecanismo de avaliação e de monitoramento. Avaliação pressupõe comparação, e os resultados costumam ser antecedidos por procedimentos, normas, estratégias, inclusive e principalmente emergentes, que permitem antever novos resultados, e realizações básicas a serem levadas em conta pela avaliação, em adição aos produtos finais e aos recursos iniciais.
“A avaliação final é um conjunto de atividades no qual se coletam dados, analisam e interpretam dados e informações para fazer um julgamento objetivo de um projeto concluído ou de uma fase do projeto” (Tenório, 1995).
Entendemos por Monitoramento Social de Políticas Públicas um conjunto de práticas que visa ao acompanhamento e ao controle sistemático de uma determinada intervenção do poder público, com o objetivo expresso de garantir políticas públicas de enfrentamento das desigualdades no acesso aos serviços e equipamentos públicos; ampliar os espaços de planejamento participativo, isto é, democratizar as decisões sobre os investimentos realizados; e verificar ou mesmo estabelecer a correlação entre o planejamento e a execução, através de um programa de reformas técnico-administrativas necessárias à criação das bases materiais para uma gestão pública democrática em todos os níveis de governo. Esse controle