AVALIACAO
Prof. Jadilson Mendes
INTRODUÇÃO
SUPORTE BÁSICO:
Garantir vias aéreas pérvias, ventilação e circulação de uma pessoa vítima de trauma ou mal súbito através de medidas conservadoras não- invasivas.
SUPORTE AVANÇADO:
Garantir vias aéreas pérvias, ventilação e circulação de uma pessoa vítima de trauma ou mal súbito através de medidas conservadoras não- invasivas ou invasivas em estrutura onde está contido profissional médico.
A importância do tempo !!!
A prioridade de atendimento é determinada basicamente pela gravidade da vítima, ou seja, serão socorridas e atendidas primeiramente aquelas que se encontram sujeitas a maior risco de morte, pois o objetivo principal do primeiro socorro é a preservação da vida.
O socorrista deverá seguir uma sequência padronizada e executar as medidas de socorro conforme for identificando as lesões da vítima.
O exame é dividido em dois tempos principais: Avaliação Primária e Avaliação Secundária.
AVALIAÇÃO PRIMÁRIA
Consiste numa análise de todas as condições que impliquem risco iminente de morte, tais como(1ª) permeabilidade das vias aéreas, respiração eficaz (anormal ou gasping), estabilidade circulatória, controle de grandes sangramentos e estabilização da coluna cervical.
AVALIAÇÃO PRIMÁRIA
Essa etapa inicial da avaliação deverá ser completada em 60 segundos, no máximo e imediatamente chamar ou solicitar alguém que chame o serviço de atendimento móvel, se disponível no local trazer o DEA – Desfibrilador Automático Externo.
ATENÇÃO
Durante a avaliação primária, o socorrista identifica e corrige prontamente todos os problemas que ameaçam a vida do doente. As medidas de suporte básico de vida são iniciadas nesse primeiro instante.
A seqüência ABC foi alterada para CAB, o socorrista iniciará com as compressões caso a vítima não apresente pulso.
ATENÇÃO
A maior parte dos pacientes que sofrem PCR inicialmente apresentou Fibrilação Ventricular – FV ou Taquicardia Ventricular – TV