Avalia O Mediadora
“Desenvolvimento Máximo Possível”
Daniela Almeida
Lariça Pimentel
Tainá Maria Feitosa
JUSSARA HOFFMANN
Jussara Hoffmann é educadora há 45 anos. Atuou vários anos como professora e coordenadora pedagógica em diferentes níveis de ensino, na rede pública e particular. Com Mestrado em
Avaliação
Educacional pela UFRJ, ingressou na Faculdade de Educação da
UFRGS, onde desenvolveu por muitos anos suas pesquisas e estudos em
Avaliação Mediadora e também em
Educação Infantil, temas que fazem parte das inúmeras publicações de sua autoria. Depois de aposentar-se da
Universidade, deu continuidade ao seu trabalho de educadora, atuando como
Consultora Educacional em escolas e
Universidades do país e do exterior.
Fundadora
e sócia-proprietária da
Editora Mediação, Jussara Hoffmann é
A AVALIAÇÃO
A avaliação da aprendizagem ocupa papel fundamental nas escolas e universidades, podendo contribuir ou não para a aprendizagem, dependendo de como é utilizada. Atualmente, há uma série de tipos de avaliação, dentre eles a classificatória e a mediadora, que podem também receber outros nomes.
o
Durante muito tempo, a avaliação foi usada como instrumento para classificar e rotular os alunos entre os bons, os que dão trabalho e os que não têm jeito;
o
Além de discriminar e selecionar, reforça a ideia de uma escola para poucos.
O mito da avaliação é decorrente de sua caminhada histórica, sendo que seus fantasmas ainda se apresentam como forma de controle e de autoritarismo por diversas gerações.
Hoje o modelo mais usado tradicionalmente ainda é o sistema de avaliação classificatória. Que para a autora é, na realidade, vago porque não é capaz de apontar as falhas no processo de aprendizado dos alunos e nas práticas de ensino do professor. Se garantisse a boa qualidade da educação, as estatísticas não seriam tão negativas em relação à realidade das escolas brasileiras.
Avaliação da
Aprendizagem