Autores da Teoria Comportamentalista
Por vontade de seu pai, Abraham Maslow (1908 – 1970) começou sua vida acadêmica na City College Of New York, onde cursou direito por apenas três semestres, mas, logo ficou claro para ele que o seu destino acadêmico estaria na psicologia, estudou na Universidade de Cornell e terminou seu bacharelado na Universidade de Winsconsin em 1930. Seus trabalhos apresentam um envolvimento com o comportamento social, autoestima, motivação e teoria, em relação aos seres humanos. “Teoria da Motivação Humana” foi uma de suas obras mais relevantes para o estudo da Teoria Comportamental.
Sua maior contribuição para a administração foi a hierarquia das necessidades, considerada uma das teorias mais importante dentro das teorias motivacionais. Em sua teoria, Maslow elencou as necessidades do indivíduo em uma pirâmide.
Abraham Maslow deixou um grande legado na área de psicologia organizacional.
Hierarquia das Necessidades
Criada por Maslow através do seu pensamento de que o ser humano possui necessidades que podem ser hierarquizadas, a hierarquia das necessidades é ilustrada através de uma pirâmide que contém cinco níveis, que são divididos em necessidades básicas e necessidades secundárias. As necessidades primárias são compostas pelas necessidades fisiológicas e necessidades de segurança ou estabilidade do indivíduo. As necessidades fisiológicas consistem nas demandas básicas de um ser humano, como alimentação e descanso. As necessidades de segurança dizem respeito a condição de trabalho em que o indivíduo se encontra. As secundárias apresentam as necessidades sociais, de autoestima e de auto realização. As necessidades sociais dizem respeito ao homem social, e sua integração com outras pessoas. As necessidades de autoestima envolvem a autoconfiança e a aprovação social do indivíduo. E por fim, as necessidades de auto realização relacionam-se com a autoestima e realização pessoal.
Para Maslow os motivos dos comportamentos residem no indivíduo, e ele age